top of page

Resultado é a palavra chave na produção de trigo no Rio Grande do Sul


O presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), Paulo Pires, apresentou sua palestra no Fórum Estadual do Trigo, ocorrido nesta quarta-feira, 4 de março, durante a Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque (RS). O evento foi organizado pela Câmara Setorial do Trigo da Secretaria da Agricultura gaúcha.


Pires falou sobre a importância do trigo para o produtor rural. Ressaltou que, em uma safra como a de 2019/2020, que terá frustração na colheita do milho e, especialmente, da soja, o trigo ganha relevância para se buscar uma recuperação. “O produtor quer saber quanto investiu e qual será o resultado no final. O que paga a conta é o resultado. A sustentabilidade nos cobra o resultado. Precisamos aumentar a nossa produtividade ou diminuir custo”, salientou.


O presidente da FecoAgro/RS apresentou quatro pontos como de fundamental importância na visão do produtor sobre o negócio com o cereal: lucratividade, liquidez, segurança e produtividade. Além disto, Pires observou também a utilização do trigo em outros setores como o de ração animal. “Em muitos casos a questão da substituição e benéfica tanto economicamente quanto de desempenho. Assim como a indústria moageira, é um setor importante, que agrega valor, e deve ser considerado”, pontuou.


Também foram palestrantes nesta edição o pesquisador em Economia Rural da Fundação ABC, Cláudio Kapp Júnior, que falou sobre "25 safras da cultura do Trigo: metodologia de custeio e resultado financeiro do período". Outra palestra foi “A contribuição do Trigo no resultado da propriedade”, com Carlos André Fiorin, coordenador da Assessoria do Grupo Agros.

Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page