Conab anuncia R$ 67 milhões para apoiar produtores de trigo do RS e PR
- Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul
- há 11 minutos
- 1 min de leitura
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou, nesta sexta-feira (7), em Porto Alegre, a liberação de R$ 67 milhões para apoiar o escoamento e a comercialização de até 250 mil toneladas de trigo da safra 2024/25 nos estados do Rio Grande do Sul e Paraná.
A medida tem como objetivo assegurar renda aos produtores e cooperativas, diante da desvalorização do cereal no mercado, e integra a Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM).
O diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, destacou a importância da iniciativa como mais um passo para garantir liquidez ao produtor gaúcho, diante a outros canais de comercialização já estruturados no mercado local, posicionando-se também como mais uma alternativa.
“Essa abertura de diálogo da CONAB com as entidades é fundamental para que as políticas públicas sejam aplicadas quando realmente necessárias. Mesmo que os recursos ainda não sejam suficientes diante do tamanho da safra, é um avanço importante para assegurar o fluxo comercial do trigo e fortalecer a presença do cultivo no solo gaúcho.”
Feltraco lembrou que o Rio Grande do Sul produziu cerca de 20 milhões de toneladas de trigo nos últimos cinco anos, exportando metade desse volume, no mesmo período, e que as cooperativas respondem por mais de 65% da originação da safra estadual.
Para o dirigente, o novo aporte da Conab contribui para dinamizar a comercialização, valorizar o produtor e consolidar o papel do Estado.

Crédito da imagem: Catiana de Medeiros Conab























Comentários