top of page

Coopermil reuniu produtores para troca de experiências


Na tarde do último dia 26 de junho, a Coopermil reuniu na sede do Sindicoop, em Santa Rosa, cerca de 50 pessoas, entre produtores de soja e técnicos da cooperativa. O evento, promovido pela Área Técnica, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Sérgio Schneider, teve como objetivo, oportunizar a troca de experiências sobre os fatores que tem contribuídos para os bons resultados em produtividade registrados nas lavouras de soja da região nas últimas safras.

Nos últimos anos, conforme comenta o Engenheiro Agrônomo Sérgio Schneider, tem se observado que em muitas das propriedades de associados e clientes da Coopermil, a produtividades superaram as médias regionais na colheita da soja e isso, deve-se a inúmeras situações. “Nós técnicos, sabemos e podemos comprovar através de experimentos que realizamos na área experimental da cooperativa, de algumas das razões pelas quais pode-se alcançar boas produtividades, porém, é no campo, na propriedade, no trabalho realizado pelo produtor que as coisas acontecem”, comenta Schneider. Por isso, diz ele, é imprescindível ouvir o produtor e compartilhar de suas experiências, para que nós possamos auxiliá-los cada vez mais e também aprender com ele.

Durante a reunião, o Produtor Samuel Rosso, de Doutor Maurício Cardoso, comentou também que considera muito importante a validação das pesquisas realizadas na Área Experimental da Coopermil, pois contribui para que o produtor tome decisões com mais segurança. Complementando, o Produtor Romeu Carlos Schuh, de Santa Rosa, atribuiu os bons resultados em produtividade à abertura que os produtores tem tido em relação à inserção de novas tecnologias em suas lavouras. “Observamos uma mudança de comportamento entre nós produtores”, comentou. Vanilson Froelich, produtor de Santo Cristo também destacou que a conscientização do produtor que a escolha de uma boa semente e uma boa adubação, juntamente com a tecnologia que é repassada através da área técnica da Coopermil, é possível se alcançar bons patamares de produtividade.

As médias produtivas nas lavouras de soja da região de atuação da Coopermil tem sido superiores às médias regionais. Conforme Sérgio Schneider, na safra 2015/2016 registrou-se a média de 53 sacas por hectare e nesta última safra – 2016/2017, chegou a 60 sacas por hectare. É importante ressaltar ainda que entre os produtores associados e clientes da Coopermil com as melhores produtividades, todos produziram mais que 70 sacas por hectare e em 12 propriedades, a produção superou as 80 sacas por hectare em parcelas de suas lavouras, ou seja, são excelentes resultados.

Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page