top of page

Formada primeira turma da Academia de Jovens Líderes do Agro



A primeira turma da Academia de Jovens Líderes do Agro, realizada por iniciativa da Bayer e da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), se formou nesta semana. Com a participação de 42 jovens de 18 cooperativas agropecuárias gaúchas, o objetivo foi o de incentivar a participação destes jovens no dia a dia da propriedade rural, além das associações e cooperativas, de forma a que este desenvolva competências na gestão dos projetos e na tomada de decisões.


O presidente da FecoAgro/RS, Paulo Pires, classificou a iniciativa como fantástica, onde foram apresentados todos os cases de inovação, de melhoria nas atividades das cooperativas, de seus colaboradores, com a finalidade de melhorar a relação das cooperativas com seus associados, tanto em eficiência econômica quanto em eficiência social e esta integração com a comunidade. "Todos estamos encantados e vamos fazer com que essa iniciativa seja multiplicada no sentido de fazermos mais turmas para capacitarmos cada vez mais nossos jovens para esta liderança que eles terão que exercer nas suas cooperativas e propriedades", ressalta.


De acordo com o diretor Executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, o foco em desenvolvimento de lideranças que se propôs em toda a trajetória nesta trilha de qualificação que ocorreram nestes meses de agosto e setembro nesta parceria trouxe um treinamento ímpar e diferenciado com qualificação de entrega por parte dos palestrantes e também com uma dinâmica de participação muito intensa dos 42 participantes da academia. "Nos sentimos muito impactados pela qualidade dos projetos ao final do trabalho de qualificação, a assertividade com posicionamento diante à realidade que hoje as cooperativas enfrentam, destacando caminhos e desafios que no futuro, logo ali à frente, nos colocam para as mudanças para o cooperativismo se manter pujante e forte. Ou seja, a academia jovens líderes, neste primeiro módulo, teve a capacidade de entregar com qualidade todo um conteúdo, mas também teve um elemento de motivação que ficou muito bem constituído pela interação que os participantes tiveram", observa.


Feltraco salienta ainda que os projetos foram elaborados com a participação de diferentes cooperativas, ou seja, pessoas que não se conheciam desenvolveram uma ideia e apresentaram uma solução dentro de um encaixe que elas tem no seu trabalho cotidianamente, mas com um olhar de futuro, de liderança e de desenvolvimento. Os vencedores entre os projetos foram Cristiano Tonet, da Cotrijal, Fabiola Ghellar Rodrigues, da Cotrirosa, e Natália Vogt Galli, da Cotripal, com o projeto "Protótipo de uma Plataforma voltada à ações de Sustentabilidade Ambiental e Social". Eles ganharam uma visita para a fazenda modelo em sustentabilidade do programa Bayer Forward Farming no Brasil e um curso de agricultura digital da Universidade FieldView, braço de capacitação da plataforma de agronomia digital da Bayer.


A diretora comercial da Soja da Bayer Brasil, Marina Menin, frisa que parceria com a FecoAgro/RS rendeu bons frutos e que todos estão contentes em ver que o conhecimento adquirido pelos jovens durante o programa os ajudou a idealizar projetos realmente criativos para a inovação e sustentabilidade no agronegócio. "Queremos que a nova geração participe ativamente da construção do futuro do agro e pudemos ver por meio dos projetos apresentados que há um caminho promissor para o desenvolvimento de novas lideranças", afirma.


Foto: Divulgação

Texto: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Kommentare


Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page