top of page

FecoAgro/RS participa de reunião com novo secretário de Política Agrícola do Mapa




O diretor executivo da FecoAgro/RS, Sérgio Feltraco, esteve presente em reunião realizada com o novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller. O encontro contou com a participação de entidades do setor de proteína animal, além de técnicos da pasta e do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto.

Durante a reunião, as entidades convidadas apresentaram demandas, sendo todas bastante enfáticas em relação ao seguro rural, à reservação de água, à necessidade de mudanças na legislação e à extensão de apoio, especialmente no que diz respeito ao incremento na produção de milho no Rio Grande do Sul. Geller expressou o compromisso do Estado em legalizar e se aproximar do setor, garantindo apoio. Esta abordagem já vivenciada e presente na fala do ministro foi ressaltada. Segundo Feltraco, a nomeação de Neri Geller neste momento abre uma oportunidade crucial de diálogo em Brasília para demandas específicas, algo que ele se mostrou aberto durante a reunião.

Durante sua fala, o diretor executivo da FecoAgro/RS agradeceu a Geller por dois pontos específicos: a definição do calendário agrícola, resultado de uma articulação conjunta com o Ministério, e o reposicionamento do calendário agrícola, no qual ele demonstrou sensibilidade. Agradeceu-se também pela inclusão de cooperativas, com o maior número de agricultores familiares, em linhas específicas de financiamento.

No geral, de acordo com Feltraco, as demandas apresentadas pela FecoAgro/RS estiveram alinhadas com as de outras entidades, tornando a reunião produtiva. A comercialização de trigo também foi mencionada, sendo destacada a importância da política, apesar de seus limites.

A Operação 365 também foi enfatizada, indicando que a certificação e credenciamento de técnicos para identificação de produtores que adotam práticas de manejo serão contemplados no novo Plano Safra, com a perspectiva de redução de juros. Conforme Feltraco, mesmo sendo um ambiente político, a discussão foi aberta, focada na política governamental, proporcionando a oportunidade de apresentar demandas.

O diretor executivo da FecoAgro/RS considera fundamental um novo encontro com o Ministério da Agricultura, estruturando as demandas pontuais e aproveitando o espaço concedido pelo debate promovido pela Secretaria da Agricultura do Rio Grande do Sul.



Commenti


Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page