top of page

Gestão e governança foram temas do segundo dia de visita técnica


Nesta terça-feira, 23 de outubro, a delegação de dirigentes de cooperativas agropecuárias gaúchas, que realiza visita técnica em cooperativas paranaenses organizada pela Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), pegou estrada e parou em Maringá. O destino foi a Cocamar, onde o grupo foi conhecer especialmente o modelo de gestão e governança implantado na cooperativa.


Implantada em 2014, a nova forma de gestão da Cocamar aboliu a figura de um presidente associado da cooperativa e colocou dois executivos contratados na liderança de todo o processo. Os dois nomes já eram funcionários da casa e passaram anteriormente por formação e treinamentos. O vice-presidente executivo da Cocamar, José Cicero Aderaldo, conversou com os representantes das cooperativas gaúchas e explicou o modelo. "As cooperativas cresceram muito, e elas eram geridas pelos seus proprietários, que eram os cooperados. Mas cada vez mais esta gestão vem se sofisticando e nem todos os produtores queriam participar da gestão com receio de não dar conta deste processo", frisou.


Com isso, segundo Aderaldo, a Cocamar entendeu que deveria formalizar este trabalho de sucessão, preparar profissionais para tocar a operação e então começou a construir este modelo de governança corporativa de profissionalização da gestão. "Isto facilita o processo de cobrança do cooperado e o papel dele passa a ser o de direcionador do planejamento da cooperativa. O cooperado é mais ativo e se compromete mais com a organização da cooperativa. Quando ele vê a cooperativa crescendo, ele percebe a funcionalidade deste modelo", destacou.


Os cooperativistas gaúchos depois conheceram o complexo industrial da Cocamar, que conta com estruturas de desembarque e estacionamentos para caminhões, armazenagem, beneficiamento e envase de produtos que chegam ao consumidor. Entre os produtos comercializados estão óleo de soja, torrefação de café, sucos e néctar, além de maioneses e molhos. Em 2017 o faturamento da cooperativa foi de R$ 3,56 bilhões. A Cocamar conta com 13,94 mil associados e 2,48 mil colaboradores.


Nesta quarta-feira, 24 de outubro, a delegação segue para Campo Mourão, onde visitará a Coamo. Logo após segue para Cafelândia, onde cumprem roteiro na Copacol.

Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page