top of page

FecoAgro/RS: um trabalho de união



O cooperativismo agropecuário gaúcho tem nos mostrado números significativos, e que nos últimos cinco anos apresentaram um crescimento excepcional, alicerçados principalmente na confiança mútua, gestão competente de uma área técnica inovadora, que levou os agricultores a produzir de forma sustentável e com resultado. Somente através do aumento de produtividade consistente poderemos manter ou melhorar a renda dos nossos produtores, principalmente os pequenos.

Em 2016, as cooperativas ligadas à FecoAgro/RS foram responsáveis por um faturamento de R$ 20,45 bilhões, crescimento de 11,3% em relação ao período anterior. A representação da entidade na produção do Rio Grande do Sul é de 60% na originação do trigo, 50% na soja, 45% no leite, e 20% no milho. Contamos atualmente com 42 cooperativas filiadas, agregando 178.347 associados e que geram 19.097 empregos diretos.

Mas nem sempre foi assim, planos econômicos, frustrações climáticas, investimentos arriscados, nos fizeram perder parceiros no caminho. Por isso que as cooperativas estão atuando em culturas que apresentam problemas históricos de rentabilidade, como o trigo, por exemplo, trabalhando junto a órgãos de pesquisa, buscando a melhor forma de vencer este desafio. Neste caso específico desenvolvemos um trabalho junto a Embrapa Trigo, de Passo Fundo, para racionalizar custos e aumentar a produtividade do trigo no Rio Grande do Sul de forma a conquistar novos mercados, e obter renda com a cultura.

O futuro do cooperativismo agropecuário gaúcho e repleto de desafios e estamos nos mostrando parceiros para vencermos estas batalhas. O programa de autogestão desenvolvido em parceria com o Sescoop/RS está em curso e tem ajudado a nos mostrar o caminho mais seguro, nos fornecendo os indicativos para que nos próximos anos tenhamos um cooperativismo forte, solidário e que tenha na agregação de valor da produção o seu principal objetivo.

Neste mês setembro de 2017, a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), completa seus 20 anos de luta em favor das cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul. Durante este período, a entidade foi a bandeira representativa de momentos difíceis e de sucesso que passaram as cooperativas, acreditando que através da organização coletiva de seus associados, o produtor estaria mais seguro e competitivo. Mais do que olhar para o que foi feito, é importante termos a nossa missão no presente e visão no futuro bem alinhadas de forma a cada vez mais atuarmos de forma contundente pelo nosso setor.

* Presidente da Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS)

Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page