top of page

Associados da Cotrirosa são orientados sobre reprodução em bovinos leiteiros


Melhorar os índices reprodutivos de vacas leiteiras é fundamental para a lucratividade do setor. Com esse foco o grupo de estudos de produtores da localidade de vila Sírio, município de Santo Cristo, esteve reunido na tarde da última quarta-feira, 12, na propriedade do associado da Cotrirosa, Sinésio Munbach. O encontro foi uma parceria entre a Cotrirosa, MSD Saúde Animal e Nutrifarma.


Na oportunidade os presentes receberam orientações sobre nutrição das vacas reprodutoras, com abordagens relacionadas ao uso de vitaminas e minerais para que o animal tenha um bom equilíbrio nutricional; cuidados com as doenças que interferem na reprodução, principalmente as que se manifestam a partir do parto, impedindo a vaca de reproduzir anualmente, entre outros assuntos.


Para o médico veterinário da Cotrirosa, Augusto Moroni, uma boa eficiência reprodutiva permite maior vida útil dos animais e mais nascimentos de bezerros. “Precisamos melhorar a genética de reprodução das vacas leiteiras, através de uma estratégia de seleção equilibrada, que inclua características reprodutivas e longevidade, para que a produção de leite seja mais econômica e competitiva. Isso exige um direcionamento acentuado em programas de fomento e preventivos, modificando o enfoque para o aspecto curativo, e isso é o que estamos fazendo nos grupos de estudos”, enfatiza Moroni.


O encontro faz parte do projeto coordenado pelo setor leiteiro da Cotrirosa, que reúne grupos de associados para estudar a atividade, com aulas teóricas e práticas. Os chamados grupos de estudos sobre a atividade leiteira têm em torno de 10 encontros, sendo que, num primeiro momento, os assuntos são teóricos sobre várias questões que envolvem o setor, desde a criação de terneiras, manejo sanitário e nutricional, qualidade do leite e gerenciamento. Depois disso, participam de encontros práticos. Encerrada esta etapa, o trabalho prossegue com palestras e outros eventos direcionados à atividade.

Posts Recentes
Procurar por tags
bottom of page